Alerta Sobre A Sindrome Da Fragilidade Entre Idosos



Sintomas de síndrome ainda pouco conhecida se confundem com o que é considerado sinal do envelhecimento
Quem tem mais de 65 anos deve ficar atento aos primeiros sinais de cansaço, fraqueza, perda do equilíbrio e emagrecimento. A partir dessa faixa etária, o cuidado precisa ser também redobrado com os primeiros sinais de diminuição da autonomia física e intelectual. Essas sensações reunidas podem significar muito mais do que o processo natural de envelhecimento do corpo e da mente. Elas servem de trampolim para um mergulho em novas doenças ou agravamento das preexistentes.
Especialistas garantem que o idoso que sentir três ou mais desses sintomas está sofrendo da Síndrome da Fragilidade. O assunto ainda é controverso. Causa surpresas entre idosos, pelo total desconhecimento da enfermidade, e confunde médicos por ser de difícil diagnóstico. O motivo é que todo o mal-estar relatado pelos pacientes é comum também a outras enfermidades.
Um idoso com síndrome de fragilidade sem tratamento adequado é forte candidato a morrer já no primeiro ano após apresentar os primeiros sintomas. Evitar a síndrome é possível e começa ainda na juventude. A geriatra recomenda como prevenção atividades físicas, alimentação saudável e check-ups periódicos para avaliar as condições de saúde. Para quem já tem o mal, além dos remédios, restam as terapias alternativas. São indicados exercícios de baixo impacto, entre eles fisioterapia aquática e outras atividades que não forcem as articulações do idoso.
 
Fonte: Minha Vida