Célula-tronco Para Produzir Dente Novo


Criar um dente novo a partir de um velho, e ainda usando o siso, deverá ser viável em até uma década. Segundo  estudos realizados pelos dentistas Silvio e Mônica Duailibi pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo.
O resultado científico, publicado no periódico "Journal of Dental Research", mostra que é viável fazer crescer dentes em ratos usando células-tronco adultas extraídas de outro dente. "Nós conseguimos fazer com que o dente nascesse no lugar onde ele realmente deveria crescer, na mandíbula”. "O processo ocorreu em três meses e deu origem a um dente com todas as suas estruturas, mas ainda sem as dimensões normais."
As células-tronco, que no caso humano poderão ser retiradas do siso. Elas são colocadas em um polímero que vai servir como uma espécie de "cimento" para que as células possam ser fixadas na mandíbula. Após fazer esse papel, o polímero é totalmente absorvido pelo organismo. "Em termos genéticos, ao usarmos as células de um dente jovem na base do processo, estamos fazendo despertar uma espécie de memória genética que as células têm“.
O mais importante é que o método é seguro e confiável.
 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u433764.shtml