Lombalgia é o nome técnico para dor nas costas ou na coluna Lombar. O problema é a principal causa de incapacidade para o trabalho nos países industrializados, inclusive no Brasil.A maioria dos pacientes desenvolve lombalgia devido a posturas inadequadas, sobrecargas posturais, excesso de peso, fraqueza na musculatura abdominal ou glútea e encurtamentos musculares. Apenas 10% dos casos são atribuídos a doenças degenerativas, inflamatórias, infecções e tumorais. A dor também pode ser resultado da postura durante o sono, fadiga ou falta de exercícios.PREVINA-SE• Exercícios físicos são sempre benéficos, desde que acompanhados por profissionais e executados dentro das condições e limitações de cada pessoa. Nesses casos recomenda-se sempre:o Alongar a musculatura antes de depois do exercício para evitar lesõeso Evitar exercícios que exponham a coluna ao estresse excessivo.o Prefira modalidades de baixo impacto como a natação e a hidroginástica• Atenção ao carregar objetos pesados. Movimentos de rotação com o corpo durante a sobrecarga podem causar dores na região lombar• Não permaneça muito tempo sentado. Posições viciosas e falta de movimentações também causam problemas lombares.• Se trabalhar em frente ao computador, ajuste a altura do monitor de vídeo. Ele deve ficar um pouco abaixo da posição horizontal de seus olhos e um pouco inclinado para cima.• Use colchão ortopédico de densidade adequada ao seu peso.• A posição mais adequada para dormir é de lado, com um travesseiro que permita que a cabeça fique alinhada com o corpo e um pequeno travesseiro entre os joelhos.
Fonte: Dr. Julio Cesar Ribeiro Barros e Dr. Luis Fernando Haikel Junior ( ortopedistas a Beneficência Portuguesa de Santo André )
Lombalgia Mal Em Grande Escala
Fonte: Dr. Julio Cesar Ribeiro Barros e Dr. Luis Fernando Haikel Junior ( ortopedistas a Beneficência Portuguesa de Santo André )