Por que investir na gestão de pessoas é fundamental para a área de saúde?
Para a qualidade de vida, tanto do profissional como do paciente. Quando leciono digo aos profissionais que gestão de pessoas é o bolo do sucesso. O administrativo é o recheio, o financeiro a cobertura e o MKT a decoração. De nada adianta ter um excelente MKT se não existir o bolo! Portanto investir em pessoas é a base de todo o sucesso.
A senhora fala em novos conceitos de gestão de pessoas, chamado de neuromarketing. Do que se trata?
O neuromarketing utiliza ao máximo os estímulos neurológicos para fixar uma mensagem, ou seja, não só pela imagem, mas com a exploração dos cinco sentidos. Assim se no consultório ou a clínica houver uma gestão de pessoas, a equipe estará motivada e treinada para explorar essa ferramenta.
Quais seriam as principais ferramentas do neuromarketing na aplicação da gestão de pessoas?
Imagine você chegando a um consultório com um visual desleixado, com odores desagradáveis, recepcionista mal humorada, sem o devido cuidado na aparência, enfim o paciente não se sentirá motivado a voltar, mesmo que o profissional seja muito competente. Se voltar, com certeza não indicará, pois se sentirá envergonhado ao dizer que freqüenta um consultório nessas condições. Neuromarketing, portanto, seria a mensagem que seu consultório passa buscando explorar ao máximo os cinco sentidos. Algo que o identifique, positivamente. Os profissionais de saúde confundem marketing com publicidade. Publicidade está ligada à propaganda, à divulgação; mas o MKT é a mensagem que fica tatuada na nossa mente, tal como ouvimos uma música e lembramos de algo no passado. Assim é no consultório, uma cor que o identifique, uma música, um aroma, a textura e o conforto de um sofá, ou seja, o neuromarketinhg busca tatuar a imagem do consultório nos cinco sentidos. Por exemplo, o meu tem sempre um aroma sutil de canela, a cor é pêssego, a musica geralmente um tema de filme, portanto toda vez que o cliente sentir aroma de canela lembrará de mim!
A senhora diz que o profissional de saúde precisa se esforçar para cuidar da administração dos "bens pessoais" e "todos aqueles ligados a sua atividade". Quem seriam essas pessoas?
Eu vejo de forma diferente. O profissional não entende gestão. Confunde gestão com bases administrativas. Mesmo assim, ele não faz. Para isso existe o suporte da consultoria, com a finalidade de ajudá-lo a entender e principalmente aprender o que é gestão. A importância da equipe, da motivação, de se trabalhar com pessoas, agora sob a ótica empreendedora. Gerir pessoas inclui dentre muitas ferramentas, a chamada "administração de conflitos" e isso acaba atingindo planos de saúde e fornecedores, afinal são pessoas envolvidas em todo o processo para que o serviço e/ou produto seja entregue. É o estar preparado para as intercorrências. Esse é apenas um exemplo da importância da gestão de pessoas. E principalmente o paciente, que será atendido por uma equipe coesa e alinhado à qualidade de vida. Ele sente isso! E como!
Na sua pesquisa, o que mais lhe chamou atenção com relação às respostas dos entrevistados, sobre gestão de pessoas?
A diversidade dos dados coletados, como cada área tem um comportamento completamente diferente, além das diferenças entre homens e mulheres, e de faixa etária. A mesma pesquisa foi aplicada a médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos. As mulheres são mais determinadas, estão mais atuantes no mercado atual de trabalho e conhecedoras da necessidade de gestão. Querem aprender gestão, implantar ou pelo menos conhecer. Já os homens alegam que sabem, mas não veem a necessidade da gestão. Isso foi talvez o dado mais marcante, da pesquisa.
2º Parte- De Profissional De Saúde A Phd Em Administração
Para a qualidade de vida, tanto do profissional como do paciente. Quando leciono digo aos profissionais que gestão de pessoas é o bolo do sucesso. O administrativo é o recheio, o financeiro a cobertura e o MKT a decoração. De nada adianta ter um excelente MKT se não existir o bolo! Portanto investir em pessoas é a base de todo o sucesso.
A senhora fala em novos conceitos de gestão de pessoas, chamado de neuromarketing. Do que se trata?
O neuromarketing utiliza ao máximo os estímulos neurológicos para fixar uma mensagem, ou seja, não só pela imagem, mas com a exploração dos cinco sentidos. Assim se no consultório ou a clínica houver uma gestão de pessoas, a equipe estará motivada e treinada para explorar essa ferramenta.
Quais seriam as principais ferramentas do neuromarketing na aplicação da gestão de pessoas?
Imagine você chegando a um consultório com um visual desleixado, com odores desagradáveis, recepcionista mal humorada, sem o devido cuidado na aparência, enfim o paciente não se sentirá motivado a voltar, mesmo que o profissional seja muito competente. Se voltar, com certeza não indicará, pois se sentirá envergonhado ao dizer que freqüenta um consultório nessas condições. Neuromarketing, portanto, seria a mensagem que seu consultório passa buscando explorar ao máximo os cinco sentidos. Algo que o identifique, positivamente. Os profissionais de saúde confundem marketing com publicidade. Publicidade está ligada à propaganda, à divulgação; mas o MKT é a mensagem que fica tatuada na nossa mente, tal como ouvimos uma música e lembramos de algo no passado. Assim é no consultório, uma cor que o identifique, uma música, um aroma, a textura e o conforto de um sofá, ou seja, o neuromarketinhg busca tatuar a imagem do consultório nos cinco sentidos. Por exemplo, o meu tem sempre um aroma sutil de canela, a cor é pêssego, a musica geralmente um tema de filme, portanto toda vez que o cliente sentir aroma de canela lembrará de mim!
A senhora diz que o profissional de saúde precisa se esforçar para cuidar da administração dos "bens pessoais" e "todos aqueles ligados a sua atividade". Quem seriam essas pessoas?
Eu vejo de forma diferente. O profissional não entende gestão. Confunde gestão com bases administrativas. Mesmo assim, ele não faz. Para isso existe o suporte da consultoria, com a finalidade de ajudá-lo a entender e principalmente aprender o que é gestão. A importância da equipe, da motivação, de se trabalhar com pessoas, agora sob a ótica empreendedora. Gerir pessoas inclui dentre muitas ferramentas, a chamada "administração de conflitos" e isso acaba atingindo planos de saúde e fornecedores, afinal são pessoas envolvidas em todo o processo para que o serviço e/ou produto seja entregue. É o estar preparado para as intercorrências. Esse é apenas um exemplo da importância da gestão de pessoas. E principalmente o paciente, que será atendido por uma equipe coesa e alinhado à qualidade de vida. Ele sente isso! E como!
Na sua pesquisa, o que mais lhe chamou atenção com relação às respostas dos entrevistados, sobre gestão de pessoas?
A diversidade dos dados coletados, como cada área tem um comportamento completamente diferente, além das diferenças entre homens e mulheres, e de faixa etária. A mesma pesquisa foi aplicada a médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos. As mulheres são mais determinadas, estão mais atuantes no mercado atual de trabalho e conhecedoras da necessidade de gestão. Querem aprender gestão, implantar ou pelo menos conhecer. Já os homens alegam que sabem, mas não veem a necessidade da gestão. Isso foi talvez o dado mais marcante, da pesquisa.