Competências Para O Sucesso


Por Sandra Regina da Luz Inácio
Entre as competências que todos precisam desenvolver para o sucesso, seguem algumas das mais importantes. O quanto você está desenvolvendo cada uma delas?
Clareza: de acordo com pesquisas realizadas na década de noventa, oitenta por cento do sucesso é resultado da clareza sobre quem você é, em que você acredita sobre si mesmo e sobre a vida, e sobre o que quer.
Competência: você não pode subir o próximo degrau em direção à excelência, até adquirir a excelência naquilo que faz agora.
Inibições: 80% dos obstáculos que impedem o sucesso vem de dentro. Encontre o que está provocando inibições de comportamentos em você, ou na sua empresa e lide com isso. Cabe a você ultrapassar as limitações com que se deparar internamente.
Foco: a capacidade de se concentrar em uma coisa de cada vez e de se manter conectado com o seu objetivo até alcançá-lo, exige caráter e determinação.
Criatividade: alimente a sua vida com idéias vindas de diversas fontes. A criatividade precisa ser exercitada como um músculo. Se não a utilizar, a perderá.
Coragem: está na vontade e determinação de fazer aquilo que você sabe que é certo.
Aprendizado contínuo: leia, estude, procure aprender com quem tem mais conhecimento e experiência que você. Não duvide da sua capacidade de aprender com seus erros. Quem está em contínuo aprendizado está quilômetros a frente.
Assim como você come e toma banho, organize o seu tempo e passe trinta minutos por dia explorando a internet, enviando e respondendo e-mails, como um exercício. Ao fazer isso, estará se mantendo em dia com a tecnologia. Quem não a acompanha se perde e não alcança a excelência que busca.
Você é do tipo que fica adiando a vida?
Uma das formas de se tornar responsável por uma vida insatisfatória, é o hábito de adiar as ações e permanecer no campo das idéias.
Grande parte das pessoas que se queixam da vida, não percebe a própria responsabilidade por aquilo que lhes acontece. Somos igualmente responsáveis por nossas ações e por aquilo que não colocamos em movimento para concretizar nossos projetos.
Quantas vezes, você já se prometeu começar a fazer exercícios, aprender uma nova língua, se qualificar profissionalmente, fazer dieta, fazer um check-up, estar mais presente na vida de seus filhos, dar atenção aos seus pais, investir na carreira, nos estudos, assim por diante?