Gestão De Pessoas Na área Da Saúde - Perfil Do Profissional


 Por: Maria José Carvas Pedro eMaria de Fatima Abud Olivieri
Na realidade trata-se do meu livro, que foi a minha tese de doutorado. Os  dados encontrados nos surpreenderam - tanto a mim como a minha orientadora.Nosso principal objetivo neste livro é trazer uma visão diferenciada da Gestão de Pessoas no segmento da saúde, não só citando os conceitos já conhecidos e consagrados que norteiam o assunto, mas, de maneira especial, provocando uma reflexão da importância do entendimento do ser humano na sociedade atual. Considerando a velocidade das inovações, através do avanço constante da tecnologia, o ser humano imerge numa rotina sistematizada e angustiante de buscar a todo custo, os valores que o seu subconsciente coloca como fundamentais para a vida e para sua inclusão e/ou manutenção na sociedade. Podemos dizer que sem uma visão transparente sobre as pressões que sofrem as pessoas, e suas reações comportamentais aos estímulos que recebem no meio social, onde o "fechar dos olhos" para as considerações e valores humanos, torna-se uma constante, administrar pessoas ou exercer a gestão de pessoas, torna-se uma tarefa insatisfatória, que ao longo do tempo, transforma-se em resultados negativos para o profissional dessa área. Muitas denominações têm surgido, para auxiliar e conscientizar os profissionais da área da saúde, quanto a gestão de pessoas, que a título de conhecimento podemos dizer o neuromarketing, que consiste em mais uma ferramenta de estímulo e a neurociência cognitiva e comportamental, segundo Kandel e cols (2003), que considera uma combinação de métodos de uma variedade de campos biologia celular, neurociências de sistemas, neuroimagem, psicologia cognitiva, neurologia comportamental e ciência computacional – deram origem a uma abordagem funcional do encéfalo denominada neurociência cognitiva. Nesse misto de computador e cérebro, é que se encontra o homem atual, que requer uma habilidade especial para ser compreendido, treinado e estimulado para corresponder às expectativas de um mercado globalizado, onde o fator principal das negociações está ligado ao ser humano, que é o elemento essencial da vida, o objeto da Gestão de Pessoas.