Gestão De Pessoas E Marketing


Por :Maria José Carvas Pedro
A minha empresa, Bite Right, presta serviços de consultoria na área da saúde, mais especificamente para consultórios e clínicas. A cada novo cliente, conteúdo para teorias e teses aparecem! Tenho descoberto nesses últimos anos, dados interessantes, pelo menos para os profissionais da área da saúde que certamente seria o óbvio para administradores. Vejamos alguns: o profissional da área da saúde acredita que o marketing é venda, e com ele todos os seus problemas estarão resolvidos. O financeiro pertence exclusivamente ao contador, e o que este fizer está bom. Geralmente possuem uma única conta para pagamentos pessoais e profissionais. E mais, que serviços devem seguir o mesmo comportamento dos produtos, quer em questões como promoção, preço, concorrência. Entretanto...e as pessoas ?... Esse ítem é importante numa empresa? Para muitos, pagar bem uma secretária soluciona o problema. Não culpo e nem critico os profissionais da área, até porque não recebemos nenhuma orientação na faculdade sobre o básico de uma empresa. Aliás, esta é outra grande dificuldade,... o profissional entender que ele é um empresário! O que mais surpreende é quando conversamos sobre a importância da gestão de pessoas! Parece que falo de um mundo inexistente, fictício e imaginário. A situação começa a ficar clara quando abordo que pessoas “são nosso melhor marketing”. Aqui me refiro ao cliente interno, porém evito esta denominação para não tornar mais densa a conversa. Marketing, eis a palavra mágica que resolve todos os problemas, inclusive do cliente entender a importância da gestão de pessoas! Irônico, não é?! Vivendo e aprendendo....se desejo falar de pessoas, falo de marketing !