Narciso


Autor: Charles Benigno
 
A lenda de Narciso fala de um jovem que admirava a si mesmo, achando-se muito belo. Todos os dias contemplava sua imagem à beira de um lago. Vaidade extrema. Desde então àqueles que são muito vaidosos chamamos de narcisistas.
Todos nós, sem exceção, somos um pouco narcisistas. Nossa vaidade só difere em grau, mas existe em cada um. Entretanto, no mundo moderno a vaidade tem adquirido uma importância nunca antes vista. O crescimento da indústria da beleza é um reflexo desse fenômeno. Foi um crescimento de 200% nos últimos cinco anos. Observem a quantidade de centros de estética, clínicas e salões de beleza que têm surgido. É um setor que movimenta mais de 2,5 bilhões de reais por ano, e que prevê um crescimento ainda maior nos próximos anos.
A rentabilidade média desse setor é maior que a maioria das indústrias e até mesmo do varejo. Por isso mesmo há uma migração de investidores profissionais que tradicionalmente investiam em outros ramos para o ramo da cosmética e da estética.
Um exemplo é o crescimento de redes de salões de beleza, que estão se profissionalizando e apostando em modelos de franquia. Salão de beleza deixou de ser negócio para cabeleireiro e virou investimento para empresários em busca de melhor retorno para seus investimentos.
Centros de estética, por exemplo, cada vez oferecem maior variedade de tratamentos, com equipamentos de última geração, que prometem fazer milagres em prol de seus clientes. Praticamente todo dia surge uma nova técnica, uma nova substância que promete diminuir rugas, celulites, manchas na pele, evitar o envelhecimento etc. Lipoaspiração, por exemplo, agora é um procedimento comum, tanto para homens como para mulheres. Em alguns salões de beleza clientes de classe média e alta chegam a gastar R$2.500,00 em um único dia.
Os homens também ajudam a aumentar o faturamento do setor, visto que estão rompendo a barreira do preconceito e assumindo sua vaidade como algo natural e desejável. As mulheres adoram – e incentivam. Por isso as empresas do ramo evitam abordagens publicitárias que levem os consumidores a estereotipar seus produtos e seus serviços como sendo algo somente para mulheres.
Em outros casos, proprietários de salões de beleza montam novos negócios voltados somente para homens, visto que esse público prefere mais discrição ao freqüentar os salões.
No mundo atual, somos cada vez mais parecidos com Narciso, sem culpas. Sentimo-nos mais felizes assim. Queremos nos sentir jovens, bonitos, como se pudéssemos ludibriar o tempo. Por mais que ao final possamos apenas ter a ilusão da beleza eterna, a realidade é que tem cada vez mais gente ganhando dinheiro com isso.