Cultura E Mudança Organizacional : "sociedade Dos Poetas Mortos"


Autora: Dra Maria José Carvas Pedro
SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
 
Ficha TécnicaTítulo Original: Dead Poets SocietyGênero: DramaTempo de Duração: 129 minutosAno de Lançamento (EUA): 1989Estúdio: Touchstone Pictures Distribuição: Buena Vista PicturesDireção: Peter Weir
SINOPSE
 
Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".
 
ROTEIRO E ANÁLISE
 
O filme “sociedade dos Poetas Mortos” apresenta-se como uma Cultura Organizacional que irá sofrer questionamentos que irão gerar crises , indicativas de uma necessária Mudanças Organizacionais
 
PERSONAGENS
Robin Williams (John Keating) → professor que foi buscar em outras culturas, novos conhecimentos e os trouxe para dentro de uma escola tradicional ( mudança em uma cultura organizacional )
Robert Sean Leonard (Neil Perry) → jovem que se identifica com o professor, por perceber que alguém dentro daquela escola também sente a necessidade de mudanças. Assume seu talento de ator.
Ethan Hawke (Todd Anderson) → colega de quarto de Neils, vai conviver com os “sonhos” de John , representado pelo quarto. Anderson representa o lado racional, inseguro de John. Medo de expressar seus sentimentos, sente-se reprimido. Liberta-se
Josh Charles (Knox Overstreet) → colega de Neils , não contesta, aceita,  tem medo da mudança, não luta por seus ideais ou metas, embora esta seja desejada. Passa a aceitar as mudanças desde que sejam em seu benefício, não necessariamente da equipe. Passa a lutar pelo  amor de uma mulher
Gale Hansen (Charles Dalton) → colega de Neil , aceita, ele quer mudar, gosta da idéia, mas não assume explicitamente esta mudança. Assume seu espírito aventureiro e irresponsável
Dylan Kussman (Richard Cameron) → colega de Niel, fala antes de pensar, tem dificuldade de entender o que acontece, executa tudo que lhe é pedido sem o menor senso de raciocínio ou lógica. Mostra um alto comprometimento e nenhum envolvimento Tem muito medo de mudanças. Nunca se envolve com o grupo
Allelon Ruggiero (Steven Meeks) → está sufocado pelo sistema , representado pelos problemas respiratórios, que apresenta . É muito bom aluno de latim, uma língua morta, sem grande utilidade
Kurtwood Smith (Sr. Perry) → pai de Neil, que representa a cultura organizacional da família, de forma bem tradicional, assim como a escola ; gerando conflitos no filho, que sente a necessidade de uma mudança. Ele não permite a liberdade de pensamento e expressão deste, sempre controlando-o e dizendo  o que ele pode um não fazer
James Waterston (Gerald Pitts) → colega de Neil , tem dificuldade em aceitar mudanças, teme quebrar as regras da cultura organizaconal. Não contesta aceita
Norman Lloyd (Sr. Nolan) → Diretor da escola. Representa um sistema de cultura organizacional fechado. Rígido. Sem liderança. Não sabe trabalhar com conflitos. Não tem estratégia
 Leon Pownall (McAllister) → simboliza o professor tradicional, que se incomoda com as possibilidades de mudança que John pode trazer para a escola. Teme mudanças
FILME
0:44 a 1:36 quadro da parede, mostrando jovens sem perspectiva, estagnados, semelhante à cultura organizacional, presente na escola, no caso um sistema tradicional, cujo lema é DISCIPLINA, TRADIÇÃO, HONRA E EXCELÊNCIA
2:10 – 3:48 Existe comprometimento do grupo, mas não envolvimento, a ”equipe”, representada pelos alunos, que apenas cumprem o que foi solicitado. O líder não está envolvido com a equipe, mas acredita que está “iluminando”, um caminho para os jovens – representado pela vela que vai se ascendendo de aluno em aluno e passa a discursa sobre a importância da tradição ( cultura organizacional ). Demonstra ser um líder egocêntrico
3:50 - Robert Sean Leonard (Neil Perry), jovem aluno, mostra sinais de não acreditar nesta cultura organizacional
4:10 – 4:25 Robin Williams (John Keating), é apresentado ao grupo, como novo professor, que esteve lecionando em outros lugares. John, representa a busca por novos conhecimentos e as influências que estes podem trazem a cultura existente – mudança organizacional
4:25 5:25  - mostra os alunos com medo de ficarem na escola, o que demonstram que eles não estão entusiasmados, mas comprometidos com a tradição
5:30 – 8:00 os integrantes da equipe, buscam apoio entre si, espírito de equipe, para poderem suportar o rigoroso ano letivo
8:00 – 9:00 pai de Neil, que representa a cultura organizacional da família, de forma bem tradicional, assim como a escola ; gera conflitos no filho, que sente a necessidade de uma mudança. Ele não permite a liberdade de pensamento e expressão deste, sempre controlando-o e dizendo  o que ele pode um não fazer
9:30 – 11:30 , mostra o sistema de liderança afastada da equipe, metas que devem ser atingidas, mas nenhum envolvimento com a equipe.
11:40 -  16:44 - John, entra assobiando, na classe sinalizando uma nova postura, um novo comportamento, um novo comprometimento, o que chama atenção da equipe ( dos alunos ).para seguí-lo. Que eles podem e devem fazer algo diferente – apresentou uma mudança organizacional . Ele se apresenta como “capitão”, como um novo líder, não como ditador. O que causa uma empatia imediata em Neils. Ele se identifica com a equipe, ( envolvimento ) mostrando que estudou ali e sobreviveu. Ele trabalha e levanta o moral da equipe. Ele mostra que com conhecimento podemos mais do que com poder ( importância do conhecimento ). Ele ameniza o clima rude do lugar com poesias, fala em aproveitar a vida. Ele dá vida ao grupo, com isto ganhou o respeito e a credibilidade da equipe., gerando união do grupo, por um mesmo ideal, ou meta ( envolvimento ). Ele mostra os troféus mortos ( cultura inútil ) , que a escola gera, chamando-os para a vida, para as realizações, para as suas próprias metas. Ele encanta os alunos.
20:00 – 21:00 ao alunos buscando apoio entre si, para conseguirem sobreviver na escola
21:40 – 26:52 inicia outra aula de John, embora os alunos concordem com a mudança que o líder está solicitando, alguns sentem dificuldade em executá-la. Ele solicita que rasguem o passado, que aceitem mudanças. John enfrenta com tranqüilidade o questionamento da escola, o que gera confiança na sua equipe, pela confiança manifestada , numa administração de conflito com a escola. Dalton, aceita, ele quer mudar, gosta da idéia, mas não assume explicitamente esta mudança, engolindo o papel, no que depois recebe apoio de John e não crítica. John vai ajudá-lo a confiar mais em si. John, trabalhará conflitos, existentes em cada membro da equipe, gerando principalmente a confiança em si mesmos. Ele desperta sentimentos nos alunos, auto valorização, auto respeito, amor próprio. A Comunicação verbal e não verbal, ajuda a superar as barreiras físicas e interpessoais, bem como os conflitos interpessoais e do grupo, gerando desenvolvimento das habilidades necessárias ao sucesso pessoal profissional. Ele ressalta que em qualquer profissão a vida deve estar presente. John, mostra que o poder pode acabar simplesmente com a força de uma poesia, pois esta tem vida, gerando empatia e entusiasmo no grupo. Ele incentiva a criatividade, a segurança para exporem seus pensamentos. O moral da equipe continua a ser trabalhado.
 26:52 – 28:10  McAllister,  professor tradicional, que se incomoda com as possibilidades de mudança que John pode trazer para a escola. Teme mudanças
28:10 – 32:00 os alunos vão buscar conhecer o líder. Neil, se interessa em saber o que era a Sociedade dos Poetas Mortos, graças a empatia que passou a ter com o líder. Jonh alerta que mudar é preciso, mas pode ser perigoso, pois poucas pessoas estão prontas para a mudança e muitas pessoas sequer estão preparadas para recebê-las. Pitts, colega de Neil , tem dificuldade em aceitar mudanças, teme quebrar as regras da cultura organizacional. Não contesta aceita. Neil surge como líder dos alunos. A mudança está gerando um espírito de equipe, de união fazendo a força, de talentos estão surgindo.
32:02 – 41-24  Os alunos passam a elaborar uma estratégia para se reunirem, passam pelo quadro do início do filme, agora mostrando alunos vislumbrando um futuro, atingindo suas metas. Entram no desconhecido, representado pela noite e pela floresta do inconsciente, em busca de seus talentos. Superam obstáculos. Geram espírito de equipe, dividem alimentos, conhecimentos. Há participação, comprometimento e envolvimento, cumplicidade, metas em comum a serem atingidas . Cada um mostra a sua tendência de aptidão, de talento.
 41:24 – 44:45 outra aula de John, este solicita a participação do grupo, ele continua trabalhando os conflitos pessoais do grupo .Continua trabalhando em cima do moral dos alunos. A empatia continua crescendo. Há envolvimento dos alunos com a aula.  Exige mudança de visão, olhar as mesmas coisas sobre outros prismas. Estar aberto  e preparado para as mudanças. Reforça a idéia da importância de descobrirem seus talentos.
44:45 – 50:33 os alunos passam a se permitir, expressarem seus talentos de forma mais aberta. Neil, quer realizar seu sonho que é o de interpretar uma peça de teatro, descobriu seu talento, está feliz, está vivo. Aceita desafios. Enfrenta seus conflitos, para resolvê-los Neil, tenta trabalhar os conflitos de Anderson, trazê-lo para a equipe. Se arriscam a viver aventuras. Sentem a liberdade de pensamento, a força criativa.
50:33  - 52:07 formando uma equipe de futebol, John faz com que cada aluno, tome consciência do que precisa ser melhorado em si, ele está dando um feedback, para superação pessoal.
52:08 – 52-52 Neil, consegue o papel na peça de teatro, usou seu talento para conseguir sua meta.  Recebe o apoio de todos, menos de Andersen, seu lado racional. Elabora uma estratégia para conseguir a “permissão do pai e do diretor da escola”,. Na sua estratégia, há uma falta ética, que será punida posteriormente.52:53 – 53:50 Neil está envolvido completamente com a peça
53:50  - 1:03:41 outra aula de John, onde os alunos devem mostrar o que criaram. Gerando confiança no grupo e trabalho de conflitos. Jonh apóia qualquer iniciativa, o importante é superar conflitos internos. Ele repreende a indisciplina com feedback.  Para cada aluno que se apresenta ele dá um feedback. Ele libera emoções represadas. A equipe agora está formada, equilibrada.Pronta. Todos se sentem vitoriosos. Eles mudaram. Suas roupas mudaram. Eles romperam com a cultura organizacional. Manifestam seus talentos. Buscam suas metas. A equipe se apóia, para superarem suas dificuldades, exercendo feedback, para isto.
1:03:41 – 1:15:06 aula de John ao ar livre,  fala sobre a dificuldade de manter os ideais perante os outros, da necessidade de acreditarem em si mesmos – feedback . Os alunos continuam se descobrindo através de experiências,  vivendo.
1:15:07  - 1:15:13 Cameron, informa ao grupo que colocou no jornal da escola a existência da Sociedade dos poetas Mortos, ele infringiu a ética, não houve participação para o grupo, foi uma atitude egocêntrica. Ele recebe imediatamente um feedback de sua conduta
1:15:13  - 1:20:03 a escola se sente ameaçada por mudanças que estão existindo. Haverá punição por ruptura da cultura organizacional. Falta de liderança. Não saber lidar com conflitos.  Quebrar o espírito de equipe, de coletividade. Gerar conflitos. Não sabe ouvir. Não trabalha com feedback.  Nolan ( diretor ) não ouve os argumentos de John , ausência de feedback
1:20:03 – 1:21:17 Feedback de John para Dalton , comenta atitude, ao mesmo tempo mostrando o que está errado e suas conseqüências, criticou o ato, não a pessoa
1:21:17 – 1:26:50 Neil está envolvido completamente com a peça. Enfrenta o pia, enfrenta seus conflitos. Novamente o não saber ouvir, agora pelo pai ( ausência de feedback ) . Neil vai buscar apoio de um líder, alguém que ele respeita e confia. Que saiba ouvir. Que lhe dê atenção, que lhe dê feedback. Que o ajude administrar seus conflitos
1:26:50 Neil tenta conversar com seu pai, seguindo a estratégia de John. Overstreet, elabora uma estratégia para conquistar Chris. Ambos lutam pelo que amam.
1:29:09- 1:30:06 outra aula de John. Ele busca saber se Neil executou o plano estratégico, que era se “abrir” com seu pai e dizer que realmente queria ser ator.
1:30:06 – 1:37:04   Overstreet tem a chance que deseja para provar seu amor – está confiante . Neil também tem a chance de realizar seu sonho - atuar
1:37:04   - 1:47:52 Neil tem apoio de todos, tem feedback por parte de John, que o congratula pela sua realização e superação . Pai de Neil chega. Não admite mudança. Não admite ouvir. Não admite feedback. Não administra conflitos. Não lidera, comanda, impõe; não ouve os inferiores ; portanto a falência desta empresa é representada pela morte de Neil.
1:47:52 – 1:52:27 Os colegas sabem da morte de Neil, abalando o moral da turma, inclusive de John.  Necessidade de reorganização do grupo
1:52:27 – 1:53:07   Nolan, fala da morte de Neil com total falta de sentimento. Nunca houve envolvimento com os alunos, portanto anão pode haver sentimento por parte deles. Ele só está preocupado com a imagem da  instituição .
1:53:07 – 1:56:08 O grupo fica rompido e Cameron entrega a todos.Não soube administrar conflitos, sob pressão cedeu. Não estava completamente envolvido com o grupo. Comparativamente mostrou que Dalton, na mesma situação, não entregou o grupo, pois estava envolvido.
1:56:08 –1:59:32 Todos são chamados na diretoria. Nolan, interroga Anderson, apenas admitindo ouvir o que deseja, ao o que precisa, mostrando a inflexibilidade para ouvir, não permite feedback  e principalmente não aceita mudanças.Imposição de idéias.
1:59:02 John vai embora da escola. Mudança organizacional não é aceita. Novas idéias devem ser mandadas embora. A volta da aula clássica. Como o grupo modificou a forma de pensar, fica muito difícil aceitar a cultura tradicional. Este conflito é mostrado no Anderson, vendo John indo, embora. A mudança está indo embora, mas John sai contente, pois sabe que despertou o espírito de mudança em seu grupo, e que mais cedo ou mais tarde elas virão. Eles passaram a ver a mesma questão sob outro angulo
 
 
Dentro da empresa, o que simbolizam os personagens
John Keating  → Líder
Neil Perry + Todd Anderson + Knox Overstreet  + Charles Dalton  + Richard Cameron  + Steven Meeks + Gerald Pitts = equipe que vai ser trabalhada, por John,  em seus conflitos, vai aprender a fazer feedback + vão buscar suas metas
Sr. Perry  → pai de Neil, diretor , que representa a cultura organizacional da família.
Sr. Nolan → Diretor da escola. Representa um sistema de cultura organizacional fechado.
McAllister → Gerente , simbolizado  como  professor tradicional
como as pessoas reagem diante
da inovação
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                                                              i.      os de cultura tradicional, muito mal, com forte resistência e sem argumentação. Com inflexibilidade
                                                             ii.      os abertos as novas culturas, as mudanças, muito bem. Apenas tem que aprender a lidar com o novo
do desconhecido
                                                              i.      os de cultura tradicional, temem, não aceitam
                                                             ii.      os abertos as novas culturas, as mudanças, aceito, vão em busca do desconhecido.
da quebra de rotina
                                                              i.      Não só de rotina como de paradigmas, há muita resistência às mudanças
o líder num momento de crise
                                                              i.      esteve sempre presente, nunca criticou pessoas, apenas atos. No filme isto fica muito claro, quando John conversa com Dalton e quando ele conversa com Neil a respeito de seu pai
o líder num momento de sucesso
                                                              i.      se mantém discretamente observando. Elogia no momento certo, apóia e  estimula Como na apresentação de Neil na peça
tradição
                                                              i.      Anula uma idéia, um desenvolvimento, um crescimento. Assim foi simbolizado tanto na morte do Neil, como na volta da aula clássica dada por Nolan
a transição da administração familiar
                                                              i.      a rigidez familiar, não possibilitou transição. A não administração deste conflitou resultou na morte de Neil, na morte do novo, na morte da  nova idéia, na morte da mudança
das próprias crenças
                                                              i.      Assim como Neil morrendo mostrou a falência da família, bem como da instituição que não souberam mudar
 
o que representam para as pessoas
um ser grande
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                                                              i.      John, estrategicamente foi escolhido para o filme, até por ser pequeno, mostrando que pode ser grande nas idéias
um ser pequeno
                                                              i.      Já Nolan era grande, no corpo físico e pequeno nas idéias
alguém muito criativo e inovador
                                                              i.      John quando trabalha conflitos do grupo. Sua percepção de problemas individuais, utilizando de aulas não convencionais ( fora da sala de aula, entra assobiando, num capo de futebol )
 
analisar os aprendizados do grupo
através de metáforas usadas
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                                                              i.      acho que a melhor e mais forte foi a morte do Neil
                                                             ii.      os alunos subindo nas carteiras para terem outra óptica do problema – isto ocorre em 2 momentos do filme
                                                           iii.      a própria busca da caverna, simbolizando a vida intra uterina e eles nascendo para uma nova vida
superando limites
                                                              i.      Neil representando no teatro
                                                             ii.      Overstreet, se declarando para Chris
                                                           iii.      Anderson, liberando suas emoções, ele que era tão racional
o que é um bom líder
                                                              i.      sabe dar feedback
                                                             ii.      agrega a equipe<P class=MsoNormal style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt 108pt; TEX