Bruxismo : Estimulo Fisiológico Ou Supressão ?


BRUXISMO : ESTIMULO FISIOLÓGICO OU SUPRESSÃO ?
 
 
O aparelho mastigatório deve ser solicitado desde o nascimento, assim o equilíbrio produzido é mantido. Sem função não há estética. Conhecendo-se os estímulos mastigatórios, podemos ativá-los, proporcionando um desenvolvimento normal. O bruxismo envolve estímulos fisiológicos com movimentos rítmicos semelhantes ao da mastigação sendo, portanto, necessários e indispensáveis ao crescimento e desenvolvimento normal dos arcos dentais.  
Pode ser definido como um hábito funcional, que ocorre na criança que chega aos 6 anos com uma boca madura e perfeita. Até esta idade, os movimentos de lateralidade causam uma abrasão das pontas das cúspides dos caninos, este atividade muscular ativa o crescimento e desenvolvimento fisiológico das bases ósseas, realizando uma dinâmica mandibular exagerada e sem impedimentos (bruxismo infantil), para qualquer sentido no plano horizontal. Convém lembrar que a mandíbula é dominante no desenvolvimento do sistema estomatognático e o bruxismo infantil é indispensável para que isto aconteça. A boca agora estará em perfeito equilíbrio, permitindo que ocorra a troca de dentição, sem problemas.
A Homeopatia em seus parágrafos §3 ; §7 (*), §186, §252,  §260, §261 defende a não supressão, portanto se impedirmos o bruxismo infantil, estaremos contribuindo para que isto aconteça.
Sabemos que existe o bruxismo patológico, mas neste caso a causa etiológica deve ser detectada, como por exemplo, (a) fatores mecânicos como contato precoce ou mordida profunda; (b) psicofisiológicos, associados ao estresse; (c) distúrbio do sono, pela excitação do SNC, transmitidas à musculatura esquelética, lembrar que bruxismo não é doença do sono, apenas se manifesta durante o sono; ou (d) multifatorial, que é o mais aceito