Como A Nutrição Pode Reduzir As Enxaquecas
A enxaqueca é uma desordem neurológica, caracterizada por episódios de dor de cabeça intensa e persistente, decorrente de diversos gatilhos – como alterações hormonais, problemas imunológicos e doenças existentes .
No âmbito nutricional, a alimentação saudável desempenha um importante papel na redução deste sintoma que afeta grande parte da população. Aumentar o aporte de vitamina D promoveu redução no tempo do sintoma. Desta forma, aumentar o consumo de fontes de vitamina D – como ovos e peixes – pode ser uma interessante estratégia.
As vitaminas do complexo B é outro fator para otimizar os resultados, e neste grupo de vitaminas encontramos nas frutas, verduras, legumes, cereais integrais e oleaginosas.
De forma complementar, os alimentos anti-inflamatórios desempenham importante atuação na redução de reações inflamatórias – um dos principais gatilhos para o sintoma, tais como o consumo de ômega 3 e curcumina – composto bioativo da Curcuma longa – mostrou redução nas concentrações de marcadores inflamatórios em pacientes que apresentavam enxaqueca, indicando um possível benefício neste contexto.
Desta forma, a alimentação saudável – bem como a sinergia entre os nutrientes – exerce positivo impacto na redução do risco de enxaqueca e suas morbidades, melhorando a qualidade de vida de pessoas que são afetadas por este sintoma.