Maçã E A Prevenção De Diarréias E Prisão De Ventre


As fibras da maçã são também uma boa contribuição para a regularidade intestinal, uma vez que ajudam a nivelar a quantidade de água presente nas fezes, ajudando a atenuar problemas tanto de prisão de ventre quanto de diarréias. O ideal é consumir muitas frutas variadas ao longo do dia, algo como quatro porções, sendo pelo menos uma maçã, que pode ser ingerida com a casca, desde que bem lavada, pois é nela que se concentram a maioria dos nutrientes.
A maçã, com seu poder adstringente (de absorver água), e pelo conteúdo de taninos atua contra a inflamação intestinal, como nos casos de disenteria infantil. Estudos sobre diarréia e disenteria infantil, com tratamento de dois dias com maçã crua ralada, com doses de 200 a 300 gramas, cinco vezes ao dia, mostraram a atuação surpreendentemente rápida em cessar as diarréias em diferentes tipos. Mantendo constantemente o consumo de maçãs, depois de dois dias já é possível introduzir uma alimentação usual.
A perigosa prisão de ventre crônica (obstipação intestinal) pode ser tratada, segundo alguns estudos, mediante o consumo, três vezes ao dia, de sidra de maçã, antes das refeições, devendo-se seguramente a sua ação à influência que exerce sobre as colônias bacterianas do intestino. Outro benefício das fibras consiste na sua capacidade de captação de potenciais substâncias tóxicas (como metais pesados) que depois são eliminadas do corpo com a ajuda da maçã, pelas fezes.
Fonte: JP Saúde
http://www.wwow.com.br/portal/revista/revista.asp?secao=5&view=destaque&id=1024