“reiniciar” O Cérebro Ajuda A Tirar Zumbido De Ouvido De Ratos.


Cientistas acreditam que doença seja gerada por desarranjo de neurônios.Estímulo a um nervo do pescoço faz células voltarem ao normal.
 
Pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, encontraram uma forma de eliminar o zumbido constante ouvido por ratos – problema comum em humanos conhecido como tinnitus ou tinido. Eles estimularam um nervo no pescoço dos animais ao mesmo tempo em que tocaram vários tipos de sons e tons durante um longo período de tempo. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (12) pela revista “Nature”.
O zumbido nos ouvidos é um sintoma presente em muitas pessoas como resultado da perda da audição. Quando células sensitivas dentro do ouvido são danificadas, os sinais enviados para o cérebro são modificados. Por razões ainda não entendidas totalmente pelos cientistas, algumas pessoas desenvolvem o tinnitus.
“Nós acreditamos que a parte do cérebro que processa os sons – o córtex auditivo – delega muitos neurônios para algumas frequências, e as coisas começam a ficar confusas”, diz o cientista Michael Kilgard, da Universidade do Texas, que participou da pesquisa. “Porque há muitos neurônios processando as mesmas frequências, eles disparam de uma forma muito mais forte do que deveriam”.
Para rearranjar os neurônios, os cientistas estimularam o nervo vago – que vai da cabeça ao abdome – dos ratos enquanto sons em diversas frequências eram emitidos 300 vezes ao dia, durante cerca de três semanas. O resultado foi semelhante a “reiniciar” o cérebro deles, fazendo com que os neurônios responsáveis pela audição voltassem ao estado original, eliminando o zumbido.
Segundo os cientistas, em breve a técnica poderá ser testada em humanos, pois o estímulo ao nervo vago já é usado para o tratamento de epilepsia e depressão.
 FONTE; http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/01/reiniciar-o-cerebro-ajuda-tirar-zumbido-do-ouvido-de-ratos.html