Quem Precisa De Consultores


POR:CHARLES BENIGNO
Já disse nessa coluna que as empresas precisam se profissionalizar, aumentar a eficiência. Entretanto, nem sempre dentro da empresa existem profissionais qualificados para promover as mudanças necessárias.Ao mesmo tempo, é deveras oneroso uma empresa contratar um elenco muito especializado de profissionais. E, por que não dizer, desnecessário, visto que em grande parte das vezes a necessidade destes profissionais não é constante.Nessas situações o melhor que uma empresa tem a fazer é contratar um consultor externo. Esse tipo de profissional é contratado para um projeto específico, com objetivos bem definidos e por tempo determinado.A consultoria empresarial é um serviço muito demandado por grandes empresas, mas seu papel é ainda mais relevante em se tratando de pequenas e médias empresas. Afinal, são as que menos possuem profissionais de alto gabarito em seus quadros funcionais, por não poderem pagar altos salários e oferecer planos de carreira atrativos. Ao mesmo tempo, pela própria característica dos pequenos negócios, há muita dificuldade em implementar ferramentas de gestão comumente encontradas em multinacionais, como os 5 S&cute;s, a  Qualidade Total, a ISO 9000 etc.Apesar disso, ainda é pouco difundida entre pequenas e médias empresas a prática de contratar um consultor de empresas. Os motivos para essa realidade são diversos, mas poderíamos citar a falta de conhecimento dos benefícios que podem ser conseguidos com a intervenção de um consultor, como uma das causas mais comuns. Existem ainda aqueles empresários que acreditam que suas prioridades são outras e que consultores são caros para pequenos negócios. Essa é uma visão míope, pois hoje existem mais consultores atuando em pequenas empresas do que em grandes corporações.A cultura empresarial brasileira também é um outro empecilho. Empresários brasileiros não gostam que pessoas de fora conheçam o seu negócio. Temem pelas informações sofre faturamento, lucros, práticas empresariais etc. Preferem se trancar em seus escritórios e não deixar que ninguém saiba a quantas anda sua empresa, mesmo que seja para seu próprio benefício.Mesmo diante desse quadro, o mercado para consultores independentes tem crescido. O aumento da competição tem obrigado a uma nova postura empresarial, mais aberta às mudanças, ao aperfeiçoamento contínuo. Por conta disso, empresários são forçados a pedir ajuda a alguém de fora, que possa trazer soluções ou ajudar a encontrá-las.Caso sua empresa precise de ajuda, não seja prepotente, contrate um consultor, pois a ineficiência custa mais caro.