Batalha Em Duas Frentes


Autor:CHARLES BENIGNO
Na Batalha de Waterloo Napoleão cometeu um grave erro. Dividiu suas tropas e enfrentou o exército inimigo em duas frentes de batalha.Da mesma forma, Hitler começou a perder a guerra ao invadir a Rússia e dividir ainda mais a força de seu exército.A guerra em duas frentes é constantemente vista pelos estrategistas como uma estratégia perigosa e que deve ser evitada.Da mesma forma, muitas empresas fracassam ao se lançarem em mais de um empreendimento de forma inadequada. Não raro sabemos de casos em que empresas bem-sucedidas encontram o prejuízo ao buscarem um novo mercado ou diversificarem suas atividades. Isso porque dividiram suas forças e sucumbiram perante a concorrência.Portanto, antes de se lançar em nova empreitada, é necessário uma análise prévia de recursos e competências. Nem sempre o sucesso em um mercado indica capacidade para competir em outro. Uma empresa que atua no varejo, por exemplo, não necessariamente tem habilidade para competir em setores de manufatura. E vice-versa. O crescimento rápido demais também pode transformar o gerenciamento em um caos e absorver mais recursos financeiros que o previsto. A franquia China in Box aprendeu isso a duras penas ao crescer demais e em mercados que não conhecia bem.No caso da entrada em um ramo de atividade diferente do original, é preciso cuidado para que os investimentos não comprometam a saúde financeira do negócio principal.A competência gerencial instalada também deve ser observada. O ideal é que sejam contratados executivos com experiência no mercado a ser explorado, para encurtar o tempo de aprendizado e evitar erros iniciais. Há que se rever também a forma de gerenciamento e a estrutura necessária para o crescimento e/ou diversificação. Empresas excessivamente centralizadas têm mais chances de fracasso ao diversificarem suas atividades.É claro que diversificar os negócios pode ser uma boa alternativa de crescimento, mas, repito, deve ser realizada uma análise cuidadosa das condições para tal. A sede de crescimento não pode vencer o bom senso e ignorar as reais condições para que o crescimento seja sustentável em longo prazo.Lutar em duas ou mais frentes é perigoso, principalmente quando a empresa subestima os concorrentes e não conhece o mercado tanto quanto deveria. Mas, ao mesmo tempo, se tomados os devidos cuidados, pode levar à vitória no mercado.