3º Parte - De Profissional De Saúde A Phd Em Administração


Há profissionais que sentem dificuldade de gerir seus funcionários preocupados em passar uma imagem negativa. Querer ser "bonzinho" não seria um problema na gestão de pessoas? Afinal, subordinados não desejam um líder?
Concordo plenamente. Como já fiz referência, o profissional, por despreparo para ser um empreendedor, tem uma dificuldade enorme em entender que ele é um empresário e deve agir como tal. Assim acaba adotando atitudes extremas ou é excessivamente distante e autoritário ou muito bonzinho. O líder antes de tudo é carismático, envolvente e motivador. Conhece o grupo, suas deficiências e suas competências e possibilidades de crescimento.
Quais orientações na gestão de pessoas que a senhora daria aos médicos?• Seja empreendedor e aja como tal. • Aceite as mudanças. O mundo muda muito rápido! • Entenda que sozinho não se consegue nada. • Que as pessoas que estão ao seu lado é o seu melhor MKT • Valorize-as, que elas o valorizarão. • Motive-as, que elas agradecerão com qualidade no trabalho. • Envolva-se com sua equipe (nem que esta "equipe seja só uma recepcionista"), pois desta atitude é que surgem as soluções, o ambiente agradável de trabalho, mas principalmente clientes. • Cliente é o nosso melhor "indicador profissional". • O financeiro será uma conseqüência natural destes passos iniciais de gestão. • Atitude é a chave que transforma doutores em empreendedores. • O Sucesso será resultado destas ATITUDES.