Gestão De Pessoas : A Empresa E As Células-tronco


Ultimamente tem-se comentado muito sobre a evolução e conquistas geradas pela pesquisa das células-tronco. Inegável conquista! Um verdadeiro marco científico! A grande questão é a seguinte: o que gerou isto? Ao se analisar detalhadamente todo o processo evolutivo só há uma resposta: Administração! Sim, pois no exato momento que a ciência começa a se enxergar como empresa e assume este perfil, e a pesquisa obteve um forte avanço. Se for feita uma analogia sobre as células-tronco e a administração percebemos que a natureza deixou esta “pista” de que tudo que tem vida, é uma grande empresa!
Vejamos, o que é a célula-tronco? É uma célula com informações suficientes para estimular de forma correta algum setor orgânico que não está funcionando bem. O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é usá-las para recuperar tecidos danificados por doenças e traumas. Não é assim na empresa!!! Quando o centro neurológico, a diretoria, detecta que uma área está doente, e aqui vamos tomar como exemplo que a área contábil esteja doente, aliás é um setor fácil de se contaminar e causar severas infecções. Providenciar a troca de gerentes por novos que trarão novas informações e uma nova “vida” para aquele setor, significará a permanência da empresa no mercado.
Atualmente, independente do porte da empresa, estas estão sujeitas aos vários tipos de contaminação e consequentemente a enfermar-se, quer seja por agentes externos como : inflação, taxa de juros, cargas tributárias, fiscalizações, ações trabalhistas, entre outros; bem como os agentes internos (que seriam as doenças auto-imunes – inerentes àquele organismo), tais como: controle de custos e despesas, oscilação no faturamento, despreparo perante a concorrência, entre outros, o deixa a empresa vulnerável a adoecer.
Então como tratar? A melhor opção sempre será o tratamento preventivo, que como toda a prevenção gera pouco custo e muito lucro: o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO! Mas e se a empresa for negligente com a sua saúde, doenças virão com maior ou menor intensidade, mas virão!!! Neste caso, precisaremos das células-tronco.
Aonde reside toda a informação da célula- tronco? No DNA celular. E na empresa? Em pessoas! Nelas estão inseridas todas as competências, capacitações e qualificações necessárias para o momento da empresa. Elas são as chances de cura, que agregarão valores, que trarão soluções, que farão análises, que possam atender a essa necessidade vital da empresa, que hoje não se satisfaz somente com o trabalho obrigatório. Esta é a grande diferença entre células, e células tronco. É a que faz seu trabalho e a que modifica o que é feito buscando a excelência, com motivação e valores. Pessoas são as células tronco da empresa, pois possuem além do capital intelectual, o emocional, manifesto através dos vários estilos de liderança, trabalho em equipe, motivação por resultados, iniciativa, colaboração e inovação no trabalho. Desta forma, o corpo busca nas células tronco a ajuda para encontrar a saúde; as empresas buscam pessoas dinâmicas, éticas, ativas, ambiciosas, competentes, competitivas, colaboradoras e que tenham nível cultural, inteligência pessoal e emocional. Profissionais que prezam a excelência em suas atividades, representam a CÉLULAS TRONCO de qualquer empresa..... Logo se a empresa está adoecendo, investir em pessoas será a solução. Cientificamente, a pesquisa está obtendo resultados, pois está investindo em pessoas
Dra. Maria José Carvas Pedro