Estudo Clínico às Respostas, Em Disfunções Das A.t.ms., Com O Uso De Medicamento Homeopático Avaliação Duplo-cega, Realizada Com 56 Alunos De Odontologia


ESTUDO  CLÍNICO  ÀS  RESPOSTAS,  EM  DISFUNÇÕES DAS  A.T.MS., COM  O  USO  DE  MEDICAMENTO  HOMEOPÁTICO
Avaliação duplo-cega, realizada com 56 alunos de Odontologia
*Pedro, Maria José Carvas
Como a Homeopatia admite um princípio vital que no estado de saúde, mantém todas as partes do organismo em perfeita harmonia (§ 9 ), nega a vida sem ele (§ 10) e atribui a doença à alteração dessa energia vital; esses agentes causais em parte psíquicos e em parte físicos ( causa ocasionallis, no caso em estudo - as más oclusões como desencadeantes das DTMs )  não possuem o poder de afetar, incondicionalmente a saúde do homem, mas somente faz adoecer os organismos dispostos e suscetíveis, daí não se produzirem doenças nem em todos e nem sempre (§ 31).
Foram observados 56 alunos do curso de Odontologia, pertencentes ao Grupo de Estagiários da Assistência Odontológica à População Carente, realizado aos sábados, no Jabaquara.
Este grupo foi escolhido devido a sua homegeneidade, em idade, nível cultural, social, condições bucais, cooperação, etc. Isto visou a diminuição de variáveis, ficando somente as pertinentes ao trabalho, tais como placebo X medicamento; normal X patológico. Os dados foram coletados em tabelas e gráficos, analisados estatisticamente, chegando-se às seguintes conclusões:
1.               A DTM. depende da presença da suscetibilidade e não somente da presença da Causa ocasionallis
2.               A medicação homeopática diminui essa suscetibilidade, propiciando a ausência sintomatológica, mesmo na presença de Causa ocasionallis.