Bite Informa-como Transferir Os Benefícios Do Treinamento Cognitivo Para As Atividades Cotidianas


COMO TRANSFERIR OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO COGNITIVO PARA AS ATIVIDADES COTIDIANAS
Durante os últimos anos, o treinamento cognitivo (ou ginástica cerebral) tem recebido muito interesse e suporte porque a melhora do desempenho cognitivo de maneira confiável tem aplicações amplas em idosos, crianças, pessoas em tratamento, assim como no público em geral. Por exemplo, o treinamento cognitivo pode ter um papel importante no envelhecimento saudável, atrasando o aparecimento do declínio cognitivo ou reduzindo a severidade do declínio. Também pode ajudar pacientes esquizofrênicos a aliviar um pouco dos sintomas da doença que debilitam habilidades cognitivas, como o raciocínio lógico e a memória de trabalho. Ou então ajudar crianças no tratamento do déficit de atenção e dificuldades de aprendizagem.
Muito já foi falado sobre a plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade do cérebro ficar melhor nas tarefas que são treinadas. Ultimamente, muitos centros de pesquisa tentam demonstrar como vários tipos de treinamento cognitivo podem melhorar o desempenho também de tarefas e habilidades não treinadas, um fenômeno chamado de transferência.
Em outras palavras, o treinamento cognitivo pode ser transferido para uma atividade cotidiana quando ele modifica as regiões cerebrais envolvidas com o desempenho dessa atividade cotidiana. Essa é uma das primeiras confirmações de como a transferência do treinamento ocorre através da sobreposição neural e sugerem que estudos futuros de treinamento cognitivo devem ser projetados para o máximo impacto em atividade cerebral. Isso pode ser obtido, por exemplo, combinando o treinamento cognitivo com um programa de treinamento físico para aumentar a neuroplasticidade.
Fontes:
Nikolaidis e outros. Parietal plasticity after training with a complex video game is associated with individual differences in improvements in an untrained working memory task. Frontiers in Human Neurosciences, 21 March 2014.
Dahlin e outros. Transfer of Learning After Updating Training Mediated by the Striatum.Science, 13 June 2008, Vol. 320 no. 5882 pp. 1510-1512
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Maria José Carvas Pedro
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