Brincar é Coisa Séria


Incorporar atividades lúdicas ao cotidiano é fundamental para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo tanto de crianças como de adultos; além de combater o estresse e contribuir para aumentar a criatividade, diversão faz bem para a saúde do corpo.
 
Pesquisas recentes indicam que a atividades lúdicas são importantes não só para o desenvolvimento cerebral e psíquico, mas também para a saúde mental e física dos adultos; gente grande que não se diverte está mais vulnerável aos efeitos do estresse e ao risco de adoecimento, diz o biólogo da Universidade do Colorado, Marc Bekoff. Ou seja, brincando encaramos de forma mais descontraída e com menor ansiedade os riscos do cotidiano.
Aliviar o estresse e desenvolver habilidades sociais são os benefícios mais óbvios da brincadeira. Mas pesquisas indicam uma terceira área de influência, ainda mais inesperada: brincar nos deixa mais inteligente e criativo.
O ponto principal é que brincar encoraja a busca por soluções para as mais variadas questões, o que costuma ser vantajoso quando lidamos com situações e ambientes inesperados. O ato de brincar deve ser revisto, não como o oposto de trabalho, mas sim como um complemento. Curiosidade e imaginação, são como músculos: se você não usa-las, vai perde-las.
 
Fonte : Revista Mente e Cérebro Jan/11