Por:Maria José Carvas Pedro
Esta foi a frase que percebi que repeti insistentemente na última palestra que ministrei. O tema era sobre as vantagens dos convênios! Vantagens essas que só existem, e todos sabemos, para os gestores, mas não para os clientes e muito menos para os profissionais. Sou incansável defensora da gestão quer num simples consultório ou numa rede de clínicas, mas tem que se adaptar a realidade de uma indústria para a prestação de serviços. É possível sim ter lucro nos consultórios sem convênios e a chave para isto está no binômio qualidade-serviços. Digo isto, porque vivo isto. Já trabalhei para convênios e conheço como funcionam. Temos que produzir ! Temos que atender certo número de clientes para tornar viável o nosso custo/hora. Muitos profissionais nem sabem que existe o custo/hora ou se sabem não o calculam, pois se o fizessem veriam que nem sempre esta conta esta a seu favor. Voltei para casa pensando... O quão difícil foi para o público entender que na teoria pode até dar certo, mas nós que somos profissionais da saúde, atuantes não só na teoria, mas muito mais na prática, sabemos que isto é impossível!!! Impossível mesmo!!! Não dá para termos a mesma qualidade às 6 horas da manhã e às 6 horas da tarde. Máquinas sim, conseguem fazer o mesmo parafuso a qualquer hora do dia com a mesma qualidade. Somos humanos! Temos nossos limites! Sofremos interferências do meio ambiente isto sem contar no fator mais importante desta equação que é o cliente. Ele tem sua forma de agir e reagir perante um estado de dor. Ele é único!. Não podemos atender um cliente a cada 10 minutos, porque a teoria assim nos ensinou. Simplesmente não podemos dizer que um sangramento acontecerá por apenas 3 minutos ! E se for uma hemorragia, dispensa-se o cliente pois temos que “produzir”. Inegavelmente que a única solução é gestão ! Mas numa gestão que entenda que produto e serviço são caminhos diferentes, que devem chegar ao mesmo final que é a qualidade de um bom trabalho. Aqui está a “magia” da gestão !
Produto Não é Serviço !
Esta foi a frase que percebi que repeti insistentemente na última palestra que ministrei. O tema era sobre as vantagens dos convênios! Vantagens essas que só existem, e todos sabemos, para os gestores, mas não para os clientes e muito menos para os profissionais. Sou incansável defensora da gestão quer num simples consultório ou numa rede de clínicas, mas tem que se adaptar a realidade de uma indústria para a prestação de serviços. É possível sim ter lucro nos consultórios sem convênios e a chave para isto está no binômio qualidade-serviços. Digo isto, porque vivo isto. Já trabalhei para convênios e conheço como funcionam. Temos que produzir ! Temos que atender certo número de clientes para tornar viável o nosso custo/hora. Muitos profissionais nem sabem que existe o custo/hora ou se sabem não o calculam, pois se o fizessem veriam que nem sempre esta conta esta a seu favor. Voltei para casa pensando... O quão difícil foi para o público entender que na teoria pode até dar certo, mas nós que somos profissionais da saúde, atuantes não só na teoria, mas muito mais na prática, sabemos que isto é impossível!!! Impossível mesmo!!! Não dá para termos a mesma qualidade às 6 horas da manhã e às 6 horas da tarde. Máquinas sim, conseguem fazer o mesmo parafuso a qualquer hora do dia com a mesma qualidade. Somos humanos! Temos nossos limites! Sofremos interferências do meio ambiente isto sem contar no fator mais importante desta equação que é o cliente. Ele tem sua forma de agir e reagir perante um estado de dor. Ele é único!. Não podemos atender um cliente a cada 10 minutos, porque a teoria assim nos ensinou. Simplesmente não podemos dizer que um sangramento acontecerá por apenas 3 minutos ! E se for uma hemorragia, dispensa-se o cliente pois temos que “produzir”. Inegavelmente que a única solução é gestão ! Mas numa gestão que entenda que produto e serviço são caminhos diferentes, que devem chegar ao mesmo final que é a qualidade de um bom trabalho. Aqui está a “magia” da gestão !